Sinfônica de Ribeirão divulga balanço de 2022 e anuncia abertura da nova temporada

Quase 38 mil pessoas estiveram presentes nas 89 apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2022. O centenário da orquestra ribeirão-pretana foi comemorado em 11 cidades com concertos, várias apresentações dos grupos de músicos, coro e montagem de uma ópera.

A temporada 2023 abre 11 de março, no Theatro Pedro II, em um concerto grandioso com composições de Strauss, Wagner, Rossini, Offenbach, dentre outros, bastante conhecidas do público, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento.

2023 também terá montagem de uma ópera que será anunciada brevemente, e a diretoria da Sinfônica informa que já está liberado o projeto “Música Sinfônica para Todos” pelo Pronac 230534 - Programa Nacional de Incentivo à Cultura que recebe aportes de pessoas físicas e empresas.


Balanço

Em 2022, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresentou com as séries Concertos Internacionais, Ensaio Aberto, Juventude tem Concerto, Músicas Solidárias, Projeto Tocando a Vida, Ciranda Sinfônica, Música nas Igrejas e Concertos Especiais em concertos, óperas e apresentações do coro e grupos de metais, cordas, sopro ou percussão. Além disso, o projeto Tocando A Vida, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais, canto coral e teoria musical em quatro núcleos na cidade, atendeu a 432 alunos em 2022. Os projetos da Sinfônica podem ser apoiados por patrocínios e leis de incentivo fiscal à cultura, além da contribuição de sócios – pessoas físicas ou jurídicas. São projetos que tornam a orquestra ribeirão-pretana um instrumento de arte e cultura, educação, formação de plateia, inclusão e transformação social.


Séries da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Concertos Internacionais: apresentações no Theatro Pedro ll de Ribeirão Preto com solistas e regentes de renome nacional e internacional.

Juventude tem Concerto: ocorre mensalmente há 30 anos, sempre aos domingos pela manhã. As apresentações têm formato didático em que maestro, solistas e músicos interagem com o público e abordam temas sobre a história da música e seus compositores. Série de concertos gratuitos, com objetivo de formação de plateia.

Ensaio Aberto de Orquestra: série realizada periodicamente, durante a semana, no Theatro Pedro II, para escolas das redes municipal e estadual, com orquestra completa ou formações menores.

Música Solidária: apresentações gratuitas realizadas em escolas, casas de repousos, hospitais, creches e instituições assistenciais diversas, com a orquestra completa ou grupos menores, com objetivo de democratizar o acesso à música erudita.

Ciranda Sinfônica: série que tem por objetivo levar a música erudita para cidades da região de Ribeirão Preto. As apresentações são realizadas em praças, igrejas e/ou teatros, sem cobrança de ingressos.

Música nas Igrejas: série de música erudita sacra apresentada em igrejas ou templos religiosos. As apresentações são gratuitas.