Projeto Tocando A Vida

O projeto Tocando a Vida, mantido pela Associação Musical de Ribeirão Preto, teve sua origem em 2006, chamado Cordas da Cultura, na cidade de Pirassununga, no Conservatório Municipal Cacilda Becker, com patrocínio da Companhia Müller de Bebidas. Na época, as aulas eram ministradas pelos professores Ana Camila Castillo Bordino, Anderson Farineli (violinos), Fabio Schio e Lucas Galon (viola) e Robson Fonseca (violoncelo). Em 2009, o projeto foi transferido para a cidade de Sertãozinho/SP, através da Instituição Aparecido Savegnago, com patrocínio da rede Savegnago Supermercados e, em 2011, em parceria com a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto, foi ampliado para a cidade de Ribeirão Preto/SP nos núcleos E.M Elisa Duboc Garcia e na EMEFEM Profº Alfeu Luiz Gasparini, com patrocínio do Ribeirão Shopping (Grupo Multiplan) e RTE Rodonaves, com o nome Projeto Tocando a Vida. Desde 2017 é realizado, na cidade de Ribeirão Preto, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. 

Reconhecimento

Nos anos de 2013 e 2014, o Projeto Tocando A Vida, desenvolvido pela Associação Musical de Ribeirão Preto, também mantenedora do projeto, recebeu o Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local. Nos anos de 2015 e 2016, o projeto Tocando A Vida destacou-se entre os 250 inscritos, sendo finalista do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, na 9ª edição. Em 2023, o Projeto Tocando A Vida foi unanimemente premiado pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) na categoria "Entidade Cidadã" com foco em educação. O Prêmio, criado em 1992 para reconhecer ações que promovam valores e princípios de cidadania, possui duas categorias: Empresário(a)/Personalidade Cidadã e Empresa/Entidade Cidadã, que demonstrem compromisso no combate à desigualdade, no desenvolvimento sustentável e/ou na educação. A avaliação é conduzida por um júri independente


O projeto  tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de instrumentos musicais, canto coral e teoria musical para alunos das escolas municipais onde estão situados os núcleos e para a comunidade em geral. Este projeto é uma ação efetiva de inclusão social e cultural que democratiza o acesso à música erudita e busca o desenvolvimento educacional-cultural e o crescimento das possibilidades de capacidade de apreciação cultural.


NÚCLEOS

Atualmente o projeto conta com quatro núcleos na cidade de Ribeirão Preto/SP:

EMEF Nelson Machado (Clique aqui e saiba mais)
Jardim Maria Casagrande
Aulas de instrumentos de cordas, sopro e canto coral.

EMEF Honorato de Lucca (Clique aqui e saiba mais)
Jardim Salgado Filho
Aulas de canto coral e flauta doce

FRASOL (Clique aqui e saiba mais)
Parque Ribeirão Preto
Aulas de violão, violoncelo e canto coral

Sede da AMRP (Clique aqui e saiba mais)
Centro de RP
Coros Jovem e Adulto

EQUIPE
Tereza Cristina Modé Angelotti - Coordenadora Geral (saiba mais)
Gisele Laura Haddad - Coordenadora Pedagógica (saiba mais)
José Antônio Francisco - Coordenador Administrativo (saiba mais)

Snizhana Drahan - Regente de coro (saiba mais)
Juliano Oliveira - Pianista correpetidor (saiba mais)

Adriel Vieira Damasceno - Professor de viola (saiba mais)
Eula Hallak Pereira da Fonseca - Professora de canto coral (saiba mais)
Ivan Benedito Rodrigues - Professor de violino (saiba mais)
Moises Vieira Prestia - Professor de flauta doce (saiba mais)
Raphael Heiji Salsani Fuzyi - Professor de violão e violoncelo (saiba mais)
Vinicius Porfirio Ferreira - Professor de violoncelo e contrabaixo (saiba mais)


Hosana Fontoura Santos - Inspetora
Alan Augusto Francisco - Inspetor


CLIQUE AQUI e veja as fotos do Projeto


Acesse nosso canal no Youtube