Projetos

Projeto Música Sinfônica para Todos - Pronac 194230 (Plano Plurianual 2020/2022)

O Projeto Música Sinfônica para Todos, realizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, tem como objetivo dar continuidade à manutenção das atividades da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no triênio 2020/2022, afim de difundir a música instrumental erudita e fomentar a formação de plateia. Para tal, o projeto visa a realização de séries de concertos e oficinas de instrumentos musicais. O projeto é mantido através da doação ou patrocínio dos apoiadores pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As séries executadas pela OSRP, no projeto, são:  Série “Concertos Internacionais”: Série apresentada aos sábados, no Theatro Pedro ll, em Ribeirão Preto, na qual são convidados solistas e regentes de renome nacional e internacional.Série “Juventude tem Concerto”: Apresentada há mais de 24 anos, no Theatro Pedro II, é realizada mensalmente aos domingos pela manhã. As apresentações têm formato didático onde maestro, solistas e músicos interagem com o público e abordam temas como a história da música e seus compositores. Totalmente aberta ao público, esta série é voltada para a formação de plateia, atendendo alunos das escolas das redes pública e privada da região, crianças, jovens, adultos e idosos. As apresentações são gratuitas e em local de fácil acesso. Série "Ensaio Aberto de Orquestra": Série realizada normalmente às sextas-feiras pela manhã no Theatro Pedro II. Conta com o apoio da Fundação Dom Pedro II e da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, que auxilia com o transporte dos alunos da rede municipal até o teatro. O objetivo é a formação de plateia afim de difundir e democratizar a música erudita. Esta serie é gratuita e aberta a toda população, em especial às escolas pois, por ser em dia útil, fica mais fácil levar os alunos ao teatro. Série "Música Solidária":
Apresentações realizadas em escolas, casas de repousos, hospitais, creches e demais instituições assistenciais, com a orquestra completa ou com grupos menores. Estas atividades colaboram na melhoria da autoestima dos assistentes, no conforto e na possibilidade de acessibilidade, uma vez que a maioria das pessoas destas instituições tem dificuldade de locomoção. Estas apresentações são todas gratuitas.
Série "Ciranda Sinfônica":
Série que tem por objetivo levar a música erudita para outras cidades da região de Ribeirão Preto. As apresentações são realizadas em praças, igrejas e teatros, sempre gratuitas, priorizando a acessibilidade e a democratização de acesso. Esta série, em especial, precisa da contribuição de iniciativa privada ou das prefeituras municipais para dar apoio na produção local, cedendo os espaços. Série "Música nas Igrejas":
Série que tem por objetivo levar a música erudita sacra às igrejas e demais templos religiosos. As apresentações são realizadas com repertório sacro, aberto à população em geral, priorizando a acessibilidade e a democratização de acesso.Série "Concertos Especiais": Série que tem por objetivo levar a música erudita através de espetáculos especiais que reúnem a OSRP e artistas locais, nacionais e internacionais, dialogando com outros estilos musicais e demais formas de manifestação artística como ballet, teatro e literatura.

Orquestra Jovem

A ideia de retomar a Orquestra Jovem da OSRP teve seu início no ano de 2020, com a finalidade de oferecer experiência de prática de orquestra para jovens músicos, além do intuito de preencher os naipes da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Inicialmente voltada para os instrumentistas de cordas, a Orquestra Jovem possui, hoje, 10 violinos, 3 violas, 2 violoncelos e 1 contrabaixo. Os alunos realizam ensaios mensais e se preparam para tocar repertórios bastante variados, tudo isso com direcionamento do maestro titular da OSRP, Reginaldo Nascimento.

Mantida atualmente com recursos próprios da Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a ideia principal para custeio da Orquestra Jovem é a adesão de empresas e empresários por meio do programa “Adote um músico”, onde o contribuinte destinará para o músico à sua escolha a quantia de R$1.000,00 mensais, valor destinado à bolsas auxílio dos estudantes, aquisição de equipamentos musicais, remuneração dos professores e demais itens necessários.
Clique aqui e saiba maisQuem pode participar: músicos, entre 16 e 30 anos. Os participantes realizarão Prática de Orquestra com o maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, além de aulas dos instrumentos ministradas por outros instrumentistas profissionais e músicos da OSRP. Ao final do programa, os músicos estarão aptos para apresentações em concertos e poderão integrar o corpo de músicos da Sinfônica. Durante o programa, os alunos iniciarão participações em concertos da orquestra.Os interessados, devem encaminhar seus currículos para o e-mail producao@sinfonicaderibeirao.org.br. Em caso de abertura de audições, entraremos em contato.

Ficha técnicaPrimeiros Violinos: Samuel Henrique Camargo Nascimento, Nailton Guilherme Correia, Paola Rojas Parra e Janaína Oliveira Rodrigues.
Segundos Violinos:  João Paulo Machado Bazane, Matheus Cândido de Souza Pereira, Brenda Letícia dos Santos e Amanda Miyuki Chagas
Violas: Igor Gustavo da Silva Pereira, Larissa Souza Moraes dos Santos e João Vitor Coelho  Violoncelos: Tiago Eugênio Neves Giroto,  Daniel Alves Silva Pereira, Bianca Denadai Antonelli e Caroline Ferri Schiatti.
Contrabaixo:  Julia Montezano PalharesClique aqui e saiba mais

Tocando A Vida

O projeto Tocando a Vida, mantido pela Associação Musical de Ribeirão Preto, teve sua origem em 2006, chamado Cordas da Cultura, na cidade de Pirassununga, no Conservatório Municipal Cacilda Becker, com patrocínio da Companhia Müller de Bebidas. Na época, as aulas eram ministradas pelos professores Ana Camila Castillo Bordino, Anderson Farineli (violinos), Fabio Schio e Lucas Galon (viola) e Robson Fonseca (violoncelo). Em 2009, o projeto foi transferido para a cidade de Sertãozinho/SP, através da Instituição Aparecido Savegnago, com patrocínio da rede Savegnago Supermercados e, em 2011, em parceria com a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto, foi ampliado para a cidade de Ribeirão Preto/SP nos núcleos E.M Elisa Duboc Garcia e na EMEFEM Profº Alfeu Luiz Gasparini, com patrocínio do Ribeirão Shopping (Grupo Multiplan) e RTE Rodonaves, com o nome Projeto Tocando a Vida. Desde 2017 é realizado, na cidade de Ribeirão Preto, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. O projeto  tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de instrumentos musicais, canto coral e teoria musical para alunos das escolas municipais onde estão situados os núcleos e para a comunidade em geral. Este projeto é uma ação efetiva de inclusão social e cultural que democratiza o acesso à música erudita e busca o desenvolvimento educacional-cultural e o crescimento das possibilidades de capacidade de apreciação cultural. NÚCLEOSAtualmente o projeto conta com quatro núcleos na cidade de Ribeirão Preto/SP:EMEF Nelson Machado (Clique aqui e saiba mais)Jardim Maria CasagrandeAulas de instrumentos de cordas, sopro e canto coral.EMEF Honorato de Lucca (Clique aqui e saiba mais)Jardim Salgado Filho
Aulas de canto coral e flauta doceFRASOL (Clique aqui e saiba mais)Parque Ribeirão PretoAulas de violão, violoncelo e canto coral
Sede da AMRP (Clique aqui e saiba mais)Centro de RP Coros Jovem e Adulto
EQUIPE
Tereza Cristina Modé Angelotti - Coordenadora Geral (saiba mais)Gisele Laura Haddad - Coordenadora Pedagógica (saiba mais)José Antônio Francisco - Coordenador Administrativo (saiba mais)Snizhana Drahan - Regente de coro (saiba mais)Juliano Oliveira - Pianista correpetidor (saiba mais)Adriel Vieira Damasceno - Professor de viola (saiba mais)Eula Hallak Pereira da Fonseca - Professora de canto coral (saiba mais)Ivan Benedito Rodrigues - Professor de violino (saiba mais)Moises Vieira Prestia - Professor de flauta doce (saiba mais)Raphael Heiji Salsani Fuzyi - Professor de violão e violoncelo (saiba mais)Rinaldo Caetano - Professor de canto coral (saiba mais)Vinicius Porfirio Ferreira - Professor de violoncelo e contrabaixo (saiba mais) Hosana Fontoura Santos - Inspetora
Alan Augusto Francisco - InspetorCLIQUE AQUI e veja as fotos do ProjetoAcesse nosso canal no Youtube