Sinfônica e Theatro Pedro II reúnem Minczuk e João C. Martins

Em comemoração aos 250 do compositor alemão Ludwig van Beethoven e 90 anos do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta, dia 31 de outubro, 20h, a 9ª Sinfonia de Beethoven em concerto on-line, com participação do coro. O evento reunirá dois grandes maestros no palco – Roberto Minczuk, que regerá o concerto, e João Carlos Martins em participação especial ao piano executando o Adágio do Concerto no 5 - Imperador, de Beethoven.

Serão solistas neste concerto a soprano Lina Mendes, a mezzo-soprano Carla Rizzi, o tenor Anibal Mancini e o barítono Wladimyr Carvalho.

Trata-se do primeiro concerto com coro e orquestra reunidos em teatro depois do advento da pandemia. “O projeto para viabilização do evento é minucioso e envolve desde profissionais de saúde, até sonorização especial para os coralistas que cantarão de máscara”, informa o presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Silvio Contart. A orquestra, aliás, completa seus 100 anos em 2022 – é uma das mais antigas do país e prepara-se para os novos formatos de concerto a partir de 2021, quando inicia a programação do centenário.

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II, diz que “com a música, oferecemos um bálsamo para a alma, um alimento, são momentos em que conseguimos uma paz de espírito frente aos últimos acontecimentos pelos quais estamos passando”.

É a primeira vez que o coro se apresenta com máscaras. O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há 3 semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II. O esquema de segurança começa na chegada dos coralistas e instrumentistas, que passam por medição de temperatura a cada ensaio, entram por portão exclusivo desde o primeiro ensaio até o dia da apresentação, usam a mesma cadeira que será ocupada no dia do concerto. Pela primeira vez, se apresentarão na plateia com distanciamento de duas cadeiras um do outro e em filas alternadas. Todos passarão por testagem para COVID-19.

Além disso, a Vigilância Sanitária do Município está acompanhando o evento e, nesta segunda-feira, 26, visitou as instalações do teatro para aprovar e adequar o plano de segurança feito especificamente para este concerto.
A experiência será válida para futuros eventos. “Devemos este esforço para nossa cidade que abraça este teatro e a orquestra há décadas. Com a transmissão on-line, sem público presencial, poderemos levar nossa arte para pessoas que não conhecem nosso teatro e orquestra e, em muitos casos, não têm acesso a concertos”, completa Mariana Jábali.

NONA
A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por 3 milhões de euros. Segundo a imprensa, o lance foi dado por telefone por um colecionador particular.

O concerto será transmitido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II:
Instagram e Facebook: @sinfonicaderibeiraopreto e @theatropedroii
YouTube: www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw