Projeto Música Sinfônica para Todos - Pronac 23.4137 (Plano Plurianual - Temporada 2024 a 2026)

O Projeto "Música Sinfônica para Todos", executado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac do Ministério da Cultura), tem como propósito dar continuidade à manutenção das atividades da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com o intuito de promover a difusão da música instrumental erudita e estimular a formação de público. Dessa forma, a Orquestra Sinfônica tem a intenção de realizar apresentações ao longo das temporadas de 2024, 2025 e 2026 em uma série dedicada a uma ampla gama de públicos, composta pelas seguintes séries:


Série “Concertos Internacionais”: Apresentações normalmente realizadas aos sábados no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP, nas quais são convidados solistas e regentes de renome nacional e internacional.


Série “Juventude tem Concerto”: Apresentada há mais de 30 anos no Theatro Pedro II, é realizada mensalmente aos domingos pela manhã. As apresentações têm formato didático, onde maestro, solistas e músicos interagem com o público e abordam temas como a história da música e seus compositores.


Série "Ensaio Aberto de Orquestra": Série realizada normalmente às sextas-feiras de manhã, no Theatro Pedro II, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, podendo ocorrer também em escolas municipais e estaduais, com a presença da orquestra completa ou em formações menores.


Série "Música Solidária": Apresentações gratuitas realizadas em escolas, casas de repousos, hospitais, creches e demais instituições assistenciais, com a orquestra completa ou com grupos menores.


Série "Ciranda Sinfônica": Série que tem por objetivo levar a música erudita a outros estados regionais, estaduais e federais. As apresentações são realizadas em praças, igrejas e/ou teatros, sem cobrança de ingressos, priorizando a acessibilidade e a democratização de acesso.

Série "Música nas Igrejas": Série que tem por objetivo levar a música erudita sacra às igrejas e demais templos religiosos.


Série "Concertos Especiais"Série que tem por objetivo levar a música erudita através de espetáculos especiais que reúnem a OSRP e artistas locais, nacionais e internacionais, dialogando com outros estilos musicais e demais formas de manifestação artística como ballet, teatro e literatura.